Histórico 

Em 2006 a Trupe Artemanha, coordenada pelo produtor Luciano Santiago e Nadir Cherubini colocaram em prática a realização de um Festival de Teatro totalmente na periferia de São Paulo, precisamente no bairro Campo Limpo, envolvendo grupos e artistas das mais variadas localidades, com vivência teatral adquirida nos processos de pesquisas para compartilhar com o público e demais participantes todas as atividades realizadas pelo festival. Tendo como objetivo fundamental o de facilitar o acesso de várias estéticas teatrais à população e artista da região e grande São Paulo, nascendo o primeiro FESTCAL, que contou com a participação de 11 grupos da região e de outros municípios obtendo cerca de 12.000 espectadores registrados durante o evento. No ano seguinte o Festival (2007) foi ampliado para 18 grupos de Teatro Adulto e Infanto-juvenil, além da criação da primeira Mostra de Teatro de Rua, que reuniu 6 grupos da cidade de São Paulo, com um total de 24 coletivos e cerca de 18.000 espectadores.

O FESTCAL já chegou a contar com mais de 38 grupos de artes cênicas, sendo considerado o maior festival de teatro do estado em quantidade de grupos. Desde de então vem valorizando a discussão em torno dos trabalhos propostos aos participantes convidados, intercâmbio de vivência que debate e gera elementos de criação artística,  além de criar espaços para que o público conheça o que antecede a apresentação, durante e após a apresentação de um espetáculo teatral, ou seja, o festival de teatro se “formando” para atender ao público e dialogar com o mesmo. Em 2016 o festival passou por uma reestruturação e renovação de identidade, onde se entendeu a necessidade do amadurecimento perante o tempo e uma ânsia de reformulação pela comunidade  e passou ser produzido e idealizado pela Vila Arte Produções, produtora cultural que já trabalha com diferentes grupos de teatro, circo e música na América Latina, além de praticar gestão cultural na região. Por compreender suas similaridades históricas, culturais e artísticas, acreditando em seu fortalecimento no desenvolvimento da economia cultural.

Sobre a Vila Arte Produções 

A Vila Arte Produções, criada a partir da iniciativa de um grupo de artistas independentes no ano de 2014, busca diariamente desenvolver um trabalho que ofereça entretenimento, arte e cultura de qualidade de forma acessível. A Vila Arte Produções empenha-se em valorizar tanto criadores quanto público, e acima de tudo, apresentar o produto cultural a um número maior de pessoas, difundindo de forma objetiva e focada espetáculos musicais, peças teatrais, a dança, mostras e eventos. Cuidamos de planejar, elaborar e executar projetos e produtos culturais ocupando-nos de todas as etapas da produção, desde a captação de recursos financeiros até a realização final, e acima de tudo, o respeito ao fazer artístico.

A Vila Arte é uma produtora cultural com a missão de divulgar o trabalho dos artistas de diversas áreas da cultura, focada em agregar valor de mercado aos projetos envolvidos e a garantia de entretenimento de qualidade para o grande público.

 

Missão: A Vila Arte está empenhada em levar cultura e entretenimento de qualidade, valorizando os seus criadores e seu público, para a difusão cultural e torná-la acessível a um maior número de pessoas.   

 

Valores: Cultura de qualidade, pioneirismo, integridade, valorização do consumidor e artistas.

Caso queira saber mais é só  acessar o site www.vilaarteproducoes.com

© 2019 por FESTCAL

 R. Aroldo de Azevedo, 20 - Jardim Bom Refugio, São Paulo

  • Facebook - Círculo Branco
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube